Vídeo marketing: um vislumbre do futuro do marketing digital

Fique por dentro de tudo que rola por aqui

Receba conteúdos exclusivos em seu e-mail. Junte-se a nós!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O perfil dos públicos de uma empresa está em constante mutação, ou seja, a cada minuto que se passa, ele encontra uma nova maneira de interagir com sua empresa, refletindo nas relações que ele tem com a empresa e, aumentar a conversão com vídeos, é o que está em alta.

Mas não confunda o vídeo marketing com uma simples tendência passageira, afinal, segundo o vice-presidente do YouTube Robert Kyncl, até 2019, 92% de todo o tráfego da internet será em vídeo.

Acompanhe nossa postagem e descubra porque a sua empresa precisa investir em vídeos o quanto antes.

O que é o vídeo marketing?

De um modo geral, podemos classificar o vídeo marketing como “a utilização de vídeos com o objetivo de divulgar uma empresa e promover o valor percebido em seus produtos ou serviços, principalmente e meios digitais”.

Essa definição é adotada por diversas empresas atualmente e é a mais correta entre tantas outras.

Como dissemos, a utilização de vídeos na construção de estratégias de marketing já não é apenas uma tendência. Hoje, quem não utiliza vídeos em seu marketing, está perdendo uma grande oportunidade de promover a sua empresa no formato de propaganda mais consumido no mundo e, consequentemente, dinheiro.

Uma das principais justificativas para a efetividade da utilização desse formato é a teoria dos dois canais, onde consegue-se prender a atenção de uma pessoa ao se utilizar mais de um canal de comunicação simultaneamente (visual e auditivo).

Por que investir em vídeo marketing?

Quer provas de que o vídeo marketing é uma excelente estratégia para alavancar as taxas de conversão de sua empresa? Então veja algumas estatísticas trazidas pelo Viver de Blog:

  • 3 a cada 5 consumidores assistem a, pelo menos, 2 minutos de vídeo antes de decidir por uma compra;
  • 59% dos executivos preferem assistir a um vídeo a ler um texto;
  • 52% afirmam que vídeos influenciam em seu desejo de compra;
  • 600% é o aumento nas vendas que um vídeo de depoimento pode trazer;
  • Resultados de busca em vídeo recebem 41% mais cliques do que os resultados em texto;
  • Vídeos em um e-mail marketing podem aumentar até 96% a taxa de cliques;
  • Páginas que possuem conteúdos em vídeo tem 53% de chances a mais de aparecer nas primeiras colocações dos motores de busca como o Google;
  • Vídeos possuem uma taxa de compartilhamento em redes sociais 75% maior do que textos e imagens;

Se todos esses ados não foram o suficiente para te convencer, então você não quer que a sua empresa cresça!

Quais os tipos de vídeo que se pode utilizar?

Basicamente, existem oito tipos principais de vídeo que você pode adotar em sua estratégia de marketing, contudo, é preciso estar atento aos objetivos para defini qual deles é o melhor para cada situação.

Demonstração

São vídeos utilizados para demonstrar, na prática, os produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. Seu principal objetivo a fazer com que o espectador compreende, de forma simples, as funcionalidades e utilidades de um determinado produto e é indicado para a página de apresentação dos produtos ou serviços em seu site.

Depoimento

Um depoimento em forma de vídeo, desde que sincero e verdadeiro, é a melhor maneira de expor aos seus futuros clientes os resultados e as experiências de quem já adquiriu seu produto ou serviço.

Esse tipo de vídeo auxilia na transmissão de autoridade e confiança ao novo consumidor e atua na edificação da marca como idônea.

Corporativo

O principal objetivo desse vídeo é apresentar a sua empresa, reforçando suas características e a sua personalidade, auxiliando-a a se posicionar como uma autoridade e referência em sua área de atuação por meio de suas conquistas e resultados de mercado.

Storytelling

Esse tipo de vídeo possui a função de contar uma história (fictícia ou não) sobre a sua empresa ou seus produtos e serviços. Essa narrativa é bastante complexa e é a mais utilizada em vídeos publicitários.

O melhor exemplo de utilização desse tipo de vídeo são as propagandas de final de ano da Coca-Cola, onde eles “vendem” um momento mágico e especial, sem falar para você comprar a bebida uma única vez.

Vendas

Também utilizados em filmes publicitários, o objetivo desse tipo de vídeo é promover a venda de um determinado produto ou serviço oferecido por sua empresa. Uma das principais características de um vídeo de vendas é a inserção de preços e/ou condições de pagamento para atiçar o desejo de consumo da audiência.

Teaser

A utilização de vídeos em formato de teaser é uma técnica que tem por finalidade provocar a curiosidade da audiência em relação a um determinado evento que está para acontecer, fornecendo apenas algumas pistas e nunca revelando o que está por vir.

Esse tipo de vídeo é bastante utilizado pelas grandes produtoras antes do lançamento de um filme e, mais recentemente, foi adotado pelas fabricantes de celular antes da revelação de um novo modelo.

Animação

O principal objetivo de um vídeo de animação é transmitir, de maneira lúdica e visual, diversos tipos de informação, seja por meio de modelagens em 3D ou mesmo em 2D, sendo uma ótima opção para transmitir o funcionamento de equipamentos e outras informações técnicas visualmente.

Treinamento

Com o avanço do EAD em diversas instituições de ensino, esse tipo de vídeo vem ganhando cada vez mais espaço e seu consumo está em constante crescimento. Vídeos de treinamento são muito utilizados em empresas que buscam aumentar o nível profissional de seus colaboradores.

Seu atual sucesso se dá pela facilidade que o cérebro humano tem em assimilar vídeos, o que facilita o aprendizado e por possibilitar que pessoas analfabetas possam aprender também, mesmo com suas dificuldades de leitura.

Como fazer um vídeo marketing?

Apesar de parecer algo simples, a produção de vídeos voltados para o mundo corporativo não é algo fácil de se produzir, pois é preciso montar um roteiro, realizar diversas gravações e, para finalizar, demanda uma série de equipamentos profissionais que não são tão acessíveis.

O ideal é que a empresa busque uma produtora de vídeo de qualidade e com boa reputação. Assim como em qualquer outro mercado, existem muitas empresas que prestam esse tipo de serviço com pouca qualidade.

Lembre-se que milagres não existem!

Agora que você descobriu como aumentar a conversão com vídeos, aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

Não importa qual é o seu negócio. Temos o conteúdo perfeito para te ajudar a vender mais na internet.

Vem bater um papo com um de nossos especialistas e veja como o conteúdo de qualidade irá transformar o seu negócio.

Logo Conteúdo e Marketing

| © 2018 – Todos os direitos reservados

  • Rua Bocaíva 371, São Benedito, Santa Luzia - MG
  • atendimento@conteudoemarketing.com.br
  • (31) 9 8638-0435

Receba um orçamento personalizado e sem compromisso!

Preencha o formulário que logo logo entraremos em contato com um orçamento de acordo com sua necessidade!