Todo planejamento passa pela estratégia que irá pavimentar o caminho até o nosso objetivo e para isso é importante considerar diversos fatores que irão influenciar decisões.
Para que eu não fique apenas em descrições abstratas como as de cima, vamos ao assunto.
Objetivo
O objetivo era simples: ganhar relevância no Google, o maior motor de busca da internet, e assim atrair visitantes qualificados, que se identificasse com a nossa solução para então, transformar essas visitas em clientes, que afinal é para isso que estamos aqui: vender!
Desavio
Se o objetivo era simples, o desafio que iríamos enfrentar nem tanto. O site era novo, pouquíssimas visitas no site e a produção de conteúdo não era muito alinhada com o nosso público alvo, o que dificulta atingir de forma eficaz, o que acabei de descrever no parágrafo anterior.
Além disso, a concorrência era forte, pois o nicho da empresa era nada menos que o setor financeiro. Havia muitos players gigantescos no setor, players estes com muito mais dinheiro e influência do que um pequeno negócio que acabara de chegar no mercado.
Estratégia
Agora a coisa está começando a complicar, pois sabíamos que o caminho era longo e o que mais nos preocupava eram os desafios que iríamos enfrentar. (ps. rima não intencional)
Com o objetivo em mente, tínhamos que pensar em uma maneira de concorrer indiretamente com os sites de corporações maiores, além da concorrência direta do nosso nicho de mercado.
Então a decidimos focar em um nicho mais específico, que seria Imposto de Renda para investidores. A estratégia era desbancar a concorrência direta atacando as principais palavras-chave com conteúdos de maior qualidade e criar conteúdo em massa para as palavras-chave que eram uma lacuna entre os concorrentes. Falo mais sobre isso em seguida.
Plano de ação
Pronto, temos a nossa estratégia, agora é mão na passa. A ideia era reunir todas as principais palavras-chaves que os nossos 3 principais concorrentes ranqueavam e um panorama geral do nosso site também. O resultado foi:
3 primeiras posições | Posição 3 a 10 | Posição 10 a 20 | |
Concorrente 1 | 1989 | 5539 | +7000 |
Concorrente 2 | 325 | 2258 | +3000 |
Concorrente 3 | 124 | 1258 | +1000 |
Akeloo | 0 | 7 | 35 |
Como se vê na tabela acima, o site da Akeloo era irrelevante no Google, pois nessa situação, a possibilidade de trazer tráfego era nula. Então a ideia era simples: indexar o máximo de palavras-chave relevantes ao negócio possível.
Criamos uma tabela com todas as palavras-chave da concorrência e identificamos os gaps, ou seja, as palavras-chave que um concorrente tinha ranqueada e os outros não tinham e vimos que deveríamos começar a criar conteúdo para as palavras-chave das posições mais baixas que apenas 1 concorrente ranqueava, depois 2 concorrentes.
Em seguida criar conteúdos para as palavras-chaves mais bem ranqueadas com gaps. Dessa forma, atacávamos um problema de cada vez.
Execução
Agora precisávamos de braço para executar o nosso plano de ação. Sabíamos que quanto maior o volume de conteúdo a gente colocasse no ar, em menos temos atingiríamos nosso objetivo.
Volume e frequência de postagens
Aumentamos o nosso efetivo de redatores e nossa frequência de postagens foi de 1 para 6 artigos por semana.
Pauta e direcionamento
Mudamos também a forma de pautar os redatores. Antes informávamos apenas o titulo e a redatora se encarregava de toda a pesquisa e os demais direcionamentos. Passamos a montar uma pauta mais completa, com 3 sugestões de título, descrição, objetivo do texto, estrutura de tópicos e pelo menos 5 referências para facilitar a pesquisa do redator.
Contratamos redatores que já tinham experiência com o nicho de mercado para que a qualidade dos textos fosse maior que os concorrentes.
Estrutura de clusters
Essa é uma maneira bem legal de organizar os conteúdos e criar uma estrutura de linkagem interna bem legal. Elegemos uma palavra-chave com um tema mais abrangente e criamos um conteúdo completo, com a maior quantidade de tópicos possível, depois criamos mas conteúdos sobre os tópicos relacionados aos principais.
Repetimos isso para diverso temas, explorando palavras-chave que eram extremamente complicadas para ranquear, devido ao volume de busca e à concorrência. Isso permitiu focar em conteúdos mais ágeis e mais fáceis de ranquear, com menor volume de busca mensal, isso é certo, mas menos complicado de competir com a concorrência.
Manutenção
Uma parte extremamente importante, mas que muitos negligenciam, é sempre manter as boas práticas de SEO on-page e cuidando para tudo esteja organizado em uma estrutura fácil de visualizar.
- Todas as páginas do site tinham:
- Descrição
- Títulos únicos
- URL únicas e concisas
- Carregamento rápido e sem muito movimento no layout
- Leitura simplificada
- Fácil leitura em telas de variados tamanhos
- Entre outras boas práticas.
Foi preciso disciplina e previsibilidade para tudo ocorrer conforme o planejado, o que nos leva ao resultado.
Resultados
Foi 1 ano de trabalho intenso até fecharmos o nosso primeiro ciclo da nossa estratégia e colher os frutos da operação.
Palavras-chave ranqueadas
Vamos começar pelo primeiro objetivo, que é ter relevância perante aos concorrentes. Nesse 1 ano, ultrapassamos as 20.000 termos indexados no google, desses cerca de 5000 nas 20 primeiras posições e mais de 2.000 na primeira página da SERP. Lembrando que não estamos contando palavras-chave que leva o nome da marca, a chamada branded keyword. Superamos alguns de nossos concorrentes nesse quesito, justamente aonde estavam as lacunas.
Top 3 | Posição 4 a 10 | Posição 11 a 20 | |
Akeloo | 414 | 1718 | 2373 |
Concorrente 1 | 251 | 1497 | 4253 |
Concorrente 2 | 210 | 1258 | +1000 |
Concorrente 3 | 55 | 685 | +1000 |
Hoje já são mais de 20.000 palavras-chaves ranqueadas com a expansão desse processo. diversificando os conteúdos e abrangendo ainda mais nichos, não só os de core de mercado.
Visitas orgânicas
Esse tópico é consequência do primeiro, pois só conseguimos visitas se temos visibilidade. Saíamos do quase 0 no início do projeto para quase 70 mil visitas em um único mês, 1 ano depois.
Visitas em páginas chave para levar à conversão e posteriormente clientes.
Conversão
Esse é um dado sensível para compartilhar publicamente, mas tivemos um aumento considerável de novos lead, chegando a 200% de aumento e um crescimento de 45% na base de clientes oriundos de tráfego orgânico.
Conclusão
A pesar de eu ter encabeçado a estratégia a execução foi também muito importante para alcançar esses resultados e tudo isso foi feito a muitas mãos.
É importante frisar que uma estratégia de SEO pode levar tempo até aparecer os primeiros resultados, então é necessário ter confiança no processo, principalmente da parte de quem está bancando o projeto. Os resultados podem não ser imediatos, mas são duradouros, elevam o conhecimento de marca a outro patamar e principalmente torna a empresa menos dependente de mídia paga.
Todo o trajeto do visitante, se tornando cliente e o processo de relacionamento é otimizado, pois o relacionamento dele com a marca é mais autentico e levou, efetivamente a um churn menos ao longo do processo. Ou seja, clientes vindo de tráfego de pesquisa orgânica, tende a permanecer mais tempo como cliente.